Prós e contras de aditivos para óleo de motor

Autor: Louise Ward
Data De Criação: 12 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Prós e contras de aditivos para óleo de motor - Reparo Do Carro
Prós e contras de aditivos para óleo de motor - Reparo Do Carro

Contente


Houve um tempo em que o óleo do motor era simplesmente óleo do motor. Durante a década de 1930, os fabricantes de petróleo começaram a adicionar cera à base de petróleo. A maioria dos aditivos e aditivos para óleo de motor também estão disponíveis. Existem três objetivos principais para o uso de aditivos: proteger as superfícies das peças do motor, melhorar o desempenho do óleo e prolongar a vida útil do óleo.

Melhoradores do índice de viscosidade

O óleo de base puro possui um único peso ou viscosidade. Viscosidade é a resistência de um fluido a fluir. Quanto maior o número de viscosidade, mais resistente é o fluxo de óleo ou mais espesso. Os óleos multi-grau têm aditivos chamados de melhoradores de índice de viscosidade. Esses aditivos fazem com que os óleos de várias classes com viscosidades ou pesos de 10W-40 não sejam mais espessos que o óleo de 10 pesos a zero grau Fahrenheit e não sejam mais finos que um óleo de 40 pesos a 212 graus. Existem duas desvantagens no índice de viscosidade. A primeira é que eles não são lubrificantes. Quanto maior a diferença entre os dois números em óleos multi-grau, mais melhoradores de índice de viscosidade existem no óleo, o que significa que há menos óleo real. A segunda desvantagem dos melhoradores de índice de viscosidade é que eles tendem a quebrar sob a pressão de serem forçados a passar por um motor em funcionamento. Com cada molécula VII quebrada, o óleo tem um pouco de sua viscosidade em altas temperaturas.


Aditivos de proteção de superfície

As vantagens de alguns aditivos para óleo de motor é que eles protegem as superfícies metálicas do motor, especialmente quando o filme lubrificante de óleo quebra. Agentes antidesgaste protegem contra atrito e apreensão do motor. Compostos de zinco e fósforo são frequentemente usados ​​como agentes antidesgaste. Outros incluem compostos de fósforo e enxofre. Uma desvantagem dos aditivos de enxofre é que eles podem afetar adversamente a economia de combustível e danificar os conversores catalíticos. Detergentes no óleo do motor inibem a ferrugem e os depósitos e removem alguns depósitos sólidos. Os dispersantes retêm partículas sólidas em suspensão para que não formem lodo. Alguns aditivos servem às funções de detergentes e dispersantes. Alguns aditivos detergentes podem funcionar contra outros aditivos usados ​​para reduzir o atrito. Certos aditivos detergentes e dispersantes podem induzir espuma e formação de depósitos a altas temperaturas.


Aditivos para melhorar o desempenho

Os melhoradores do índice de viscosidade se enquadram nessa categoria de aditivos. Mesmo com o uso de sequestradores, eles podem ser usados ​​para reduzir a carga de depressores, para impedir a congelação da cera.

Aditivos que prolongam a vida útil do óleo

O óleo tende a espuma quando o eixo de manivela gira através dele. A espuma não lubrifica tão eficazmente quanto o óleo líquido; portanto, são adicionados inibidores de espuma para reduzir a tensão superficial e colapsar as bolhas. Um excesso de aditivo inibidor de espuma pode ter o efeito oposto e promover a formação de espuma. Com os motores modernos operando a temperaturas cada vez mais altas, existe o perigo de oxidação do óleo do motor e esse espessamento. Os aditivos antioxidantes retardam ou impedem esse processo decompondo peróxidos.

O Ford Ecort ZX2 tornou-e diponível em 1998 como uma verão eportiva e cortante do popular mercado de carro ubcompacto. O ZX2 permaneceu na linha de produção até 2003, quando ...

O Ford Ecape poui um itema de direção hidráulica de pinhão e cremalheira. A hate de conexão interna e conectam diretamente ao rack de direção hidráulica e a hat...

Artigos Recentes