Como funciona um motor de ignição por descarga de capacitor de motocicleta?

Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 2 Abril 2021
Data De Atualização: 2 Julho 2024
Anonim
Como funciona um motor de ignição por descarga de capacitor de motocicleta? - Reparo Do Carro
Como funciona um motor de ignição por descarga de capacitor de motocicleta? - Reparo Do Carro

Contente


A maioria das motocicletas construídas após 1980 usa um sistema de ignição por descarga de capacitor para alimentar seus motores, substituindo a antiga ignição por disjuntor de contato do tipo pontos mecânicos. As ignições CDI fornecem ao motor uma potência poderosa e confiável e requerem muito pouca manutenção. Entendendo o que é o CDI e como ele funciona no seu sistema de ignição de motocicletas.

Construção de ignição por descarga de capacitor

Um sistema básico de ignição por descarga de capacitor é composto por quatro componentes separados: a caixa CDI, a captação da bobina, a fonte da bobina e a bobina de ignição. A caixa CDI é o coração de um sistema de ignição de motocicletas, contendo uma série de diodos e semicondutores que amplificam a corrente de 12 volts fornecida pela bateria de motocicletas entre uma faixa de 400 a 600 volts. A corrente amplificada é transferida para um capacitor, um dispositivo usado para armazenar uma corrente elétrica por curtos períodos, alojado dentro da caixa CDI. A captação e a fonte das bobinas, um par de sensores para carregar e descarregar o capacitor, montando o virabrequim. No lado de saída do sistema de ignição está a bobina de ignição, que amplifica ainda mais a corrente antes de liberá-la em uma vela de ignição.


Operação básica

À medida que o motor de motocicletas funciona, o motor é um volante entre as bobinas de origem e de recebimento. A queda repentina no campo magnético aciona a bobina da fonte, permitindo que uma corrente de 12 volts flua para a caixa CDI. A corrente amplifica para uma tensão mais alta, geralmente entre 400 e 600 volts, e é armazenada dentro do capacitor. Uma queda no campo magnético aciona a bobina de captação e o capacitor descarrega sua corrente armazenada na bobina de ignição. A corrente passa através de um fio enrolado firmemente dentro da bobina de ignição, chamada bobina primária, onde é amplificado para um excesso de 10.000 volts. A corrente de saída final alimenta a vela de ignição e a vela de ignição da bobina de ignição, onde é descarregada na câmara de combustão. Este ciclo se repete a cada revolução do motor.


Manutenção de um sistema CDI

Em circunstâncias normais, um sistema de ignição do tipo CDI requer muito pouca atenção das trocas regulares das velas de ignição. Algumas motocicletas permitem algum ajuste no tempo de ignição, que altera o ponto em que as bobinas de origem e de captação são acionadas, usando uma placa de bobina móvel. Idealmente, a bobina de captação deve acionar a bobina de ignição logo antes do pistão do motor atingir o topo de seu curso. Movendo a placa contra os volantes do volante A direção de rotação avança o tempo e cria uma faísca mais cedo. Alternativamente, mover a placa na mesma direção do volante atrasa o tempo, gerando a faísca mais tarde. Uma marca ao longo da borda da bobina apontará para a posição relativa à posição do pistão.Geralmente, não são necessários ajustes no tempo de ignição, a menos que a motocicleta seja usada para competição. Tais ajustes podem afetar as máquinas.

Solução de problemas Um sistema de ignição CDI

A maioria dos problemas de ignição CDI ocorridos em uma motocicleta de rua originou-se no sistema de carregamento ou bateria. Para gerar uma bateria, a bateria deve fornecer à caixa CDI uma corrente de 12 volts completa. Infelizmente, a bateria também deve alimentar as luzes da motocicleta. Se suas motos reiniciarem, mas não iniciarem, carregue completamente a bateria com um carregador automático antes de verificar qualquer outra coisa. Se a motocicleta ainda se recusar a dar partida, realize testes com um multímetro para determinar a caixa CDI. Os manuais de serviço de fábrica fornecem os procedimentos de teste e as especificações da caixa CDI necessárias para o seu motociclo.

Motorita com deficiência ão elegívei para colocar eu adeivo ou cartaze no interior de eu veículo. Ete é outro exemplo de carteira de motorita, que é privilegiada quando ...

Anticongelante é um componente importante de um automóvel. Quando um carro fica em anticongelante, ocorrem problema. À veze, o inai de baixo anticongelante podem paar depercebido por al...

Recomendamos Você