Como funciona o Mazdas Active Torque Split All Wheel Drive?

Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 5 Poderia 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Mazda talks | i-Activ All-Wheel Drive
Vídeo: Mazda talks | i-Activ All-Wheel Drive

Contente


tração

O objetivo de qualquer sistema de tração nas quatro rodas é aumentar a tração, melhorando as características de condução do veículo. O sistema de tração integral com torque ativo patenteado pela Mazdas não é diferente. Encontrado em veículos como o CX-7, CX-9 e MazdaSpeed ​​6, este sistema foi projetado para equilibrar o desempenho e a segurança da tração nas quatro rodas com a economia e a praticidade da tração dianteira. Usando vários sensores e drivers de entrada, esse sistema AWD pode efetivamente "decidir" qual roda transferir o torque para o suprimento.

Transferência de torque

Diferentes condições de condução para diferentes veículos de transmissão. As condições normais de direção com rotação e aceleração moderadas exigem apenas tração dianteira. Isso aumenta a economia de combustível e evita o desgaste de certos componentes do sistema de transmissão. A condução mais agressiva exige que mais torque seja transferido para as rodas traseiras. Isso aumenta a sobreviragem durante as curvas e evita derrapagens durante a aceleração. Em condições de neve, o torque é transferido para todas as rodas, mas limitado às rodas traseiras.


O sistema

Através de uma série de sensores, o sistema Mazda determina qual dos três modos controlados por computador - normal, esporte e neve - fornece a tração ideal em todas as condições. Esses sensores medem parâmetros como ângulo de direção, rotação da carroceria, aceleração lateral, status do motor e posições do acelerador. Um acoplamento de torque ativo controlado por computador atua como o centro diferencial, transferindo até 50% do torque dos motores para as rodas traseiras, dependendo da leitura do sensor. Por exemplo, sob forte aceleração com grandes forças laterais, o computador assumiria que o motorista está fazendo uma curva agressiva em condições agradáveis ​​de direção. O peso é deslocado para a traseira dos veículos, para que o diferencial central transfira o torque máximo para as rodas traseiras, acelerando a extremidade traseira do veículo fora da curva. Durante a condução normal, os sensores lêem a aceleração da luz e pequenos ângulos de direção. Sob essas condições, o computador transferia 100% do torque para as rodas dianteiras. A potência do trem de força traseiro seria redundante, sendo escorregadia e a maior parte do peso do veículo está sobre as rodas dianteiras. Em condições de neve, o computador teria aceleração apreensiva e talvez derrapagem das rodas. O torque seria bem-vindo, mas apenas o suficiente para manter o controle. Muito torque na extremidade traseira, e as rodas escorregariam sob seu peso relativamente leve. Este sistema é capaz de atuar como veículo com tração dianteira ou com tração nas quatro rodas --- ou em qualquer outro local. Quando combinado com um diferencial traseiro de deslizamento limitado, o sistema Mazdas AWD é capaz de uma condução esportiva, mas pode economizar combustível facilmente, alimentando apenas o eixo dianteiro. Quando surgem más condições de condução, o sistema pode manter o veículo em movimento e proteger seus passageiros.


O fluido de tranmião fornece lubrificação neceária para o conjunto complexo de engrenagen e outra parte móvei na tranmião de um veículo. Tranmião convencional ...

Como localizar um veículo por VIN

John Stephens

Julho 2024

Todo veículo poui um Número de Identificação do Veículo (VIN) excluivo atribuído ao horário de fabricação. O VIN é encontrado em muito lugare em um v...

Interessante Hoje