Honda VTEC vs i-DSI

Autor: Monica Porter
Data De Criação: 22 Marchar 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Kelebihan dan Kekurangan Mesin i-DSI dan VTEC
Vídeo: Kelebihan dan Kekurangan Mesin i-DSI dan VTEC

Contente

Ao longo dos anos, a fabricante japonesa de automóveis e motocicletas Honda não só ganhou fama por sua linha de veículos, mas também por suas inovações na otimização do desempenho do motor. O principal entre essas inovações é o controle eletrônico de elevação e sincronização de válvulas variáveis, também conhecido como VTEC, e ignição dupla e seqüencial inteligente, ou i-DSI. Mas um sistema é melhor que o outro?


Noções básicas sobre árvores de cames

Os motores de combustão interna dependem da entrada de ar e combustível no cilindro para válvulas de combustão e escape na mistura de combustão do cilindro. As válvulas precisam abrir e fechar em intervalos específicos, e uma árvore de cames cuida disso. Uma árvore de cames é basicamente um longo eixo de metal com lóbulos salientes. Toda vez que a árvore de cames gira, os lóbulos acionam outros mecanismos, como levantadores, rodízios ou braços oscilantes, a fim de empurrar algumas válvulas e outras válvulas para perto por meio de um mecanismo de mola.

Problemas de temporização

Os entusiastas de carros de alto desempenho geralmente encontravam um problema com seus carros velozes: eles não eram tão bons com desempenho em baixa velocidade. Isso ocorre pelo fato de ser usado para operar em altas velocidades. Por exemplo, os motores de corrida têm um tempo mais longo em suas válvulas de admissão e escape. O levantamento da válvula também desempenha um papel fundamental: quanto mais alto o elevador da válvula é aberto, mais mistura de ar e combustível entra no cilindro e mais ele queima, o que gera mais potência. No entanto, os motores padrão tendem a ter números mais baixos de elevação da válvula.


Temporização da válvula variável

Esse dilema foi resolvido com a chegada do sistema Variable Valve Timing, ou VVT. Antes disso, os projetistas estão buscando comprometimento no desempenho de motores de baixa velocidade (medidos em rotações por minuto ou RPM) e em velocidades RPM mais altas. O VVT é uma das melhores maneiras de alterar o tempo, oferecendo maior eficiência e potência em uma ampla gama de RPMs de motores.

VTEC

Existiam sistemas de sincronização de válvulas variáveis ​​anteriores, mas o sistema VTEC da Honda estava fora do pacote.Ele funciona empregando vários cames de tamanhos diferentes no eixo de comando de válvulas, bem como vários braços oscilantes colocados um ao lado do outro. Em velocidades RPM mais baixas, apenas alguns dos mais recentes balancins, que por sua vez levantam as válvulas. Esses cames são modelados de maneira que apenas a quantidade adequada de mistura de ar e combustível entre no cilindro de uma só vez para otimizar a aceleração. Mas quando o mecanismo atinge um certo número de RPMs, é um módulo de controle que ativa essencialmente o que é uma trava que trava nos balancins. Isso permite que você aproveite ao máximo sua experiência, incluindo aqueles com perfis mais altos. Isso eleva as válvulas a um nível mais alto e otimiza o desempenho em níveis de alta rotação.


i-DSI

Enquanto isso, o sistema i-DSI visa fornecer os mesmos resultados que as tecnologias VVT, mas usando uma abordagem diferente. Em vez de mexer nos projetos de came para determinar o tempo da válvula, o i-DSI brinca com o tempo das velas de ignição que acendem a mistura ar-combustível. Os motores padrão usam uma vela de ignição para os pontos principais; O i-DSI usa dois por cilindro, dispostos em um padrão diagonal.

Como funciona o i-DSI

A primeira vela de ignição, localizada ao lado da válvula de admissão, dispara exatamente quando a mistura entrou no cilindro. À medida que a mistura começa a queimar, a segunda vela acende, expandindo ainda mais a chama para a combustão total. O tempo entre as seqüências de ignição varia de acordo com o motor, para economia máxima de combustível e potência. Por exemplo, em velocidades RPM médias, o intervalo entre a primeira ignição da vela de ignição e a segunda é mais pronunciado, enquanto nas altas velocidades RPM, o sistema fornece uma ignição quase simultânea nas duas extremidades.

VTEC vs i-DSI

Ambos os sistemas usam a faixa de RPM. Enquanto o VTEC está associado a veículos de alto desempenho, o i-DSI está mais relacionado a carros compactos do que a ele. Ambas as tecnologias têm seus próprios fins e, portanto, é difícil declarar uma tecnologia como melhor que a outra. No entanto, em termos de impacto e influência do design, o VTEC lança uma sombra maior, com muitos outros fabricantes e sua própria versão da inovação da Honda, embora com nomes diferentes.

Bloqueio congelado podem er a degraça de qualquer motorita. O acúmulo de gelo na fechadura é cauado pela camada de neve compactada dentro da pequena fenda da fechadura para formar uma ...

O tamanho do pneu pode fazer com que qualquer apecto do eu deempenho eja economizado. No entanto, muito carro mai novo não ficam tão felize com a mudança de borracha quanto o mai antig...

Nós Aconselhamos Você A Ver