Temperaturas do coletor de escape do motor a gasolina

Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 8 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Dica: Coletor de Admissão com aquecimento. Retirar ou não? - Milan Dark
Vídeo: Dica: Coletor de Admissão com aquecimento. Retirar ou não? - Milan Dark

Contente

As temperaturas dos gases de escape são indicativas da função interna do motor e podem fornecer informações necessárias sobre a eficiência da combustão. E vai além disso: EGTs altos podem ser feitos de componentes de alumínio e deformados de aço ou ferro. Se você estiver usando gasolina ou diesel, ficar de olho na estrada é uma das melhores maneiras de manter seus veículos funcionando sem problemas e com eficiência.


Fundamentos da combustão

As temperaturas dos gases de escape aumentam ou diminuem com base na relação ar / combustível, mas como a relação ar / combustível afeta o EGT depende do próprio motor. Os motores diesel funcionam com a mistura ar / combustível até aquecer até o ponto de ignição; os motores a gás ajustam a mistura com uma faísca. A ignição por faísca faz com que uma pressão no cilindro se aproxime do pico antes do evento de ignição, resultando em uma queima muito mais rápida. O oxigênio acaba sendo um motor a gasolina, porque o combustível queima tão rapidamente, e é por isso que os motores a gás controlam as rpm medindo o fluxo de ar. O motor diesel é muito mais econômico em termos de combustível do que medido ou controlado usando apenas a quantidade de combustível injetado durante o ciclo de admissão.


Relação Ar / Combustível e EGT

Como a combustão dos motores a diesel é muito mais lenta, grande parte do seu combustível acaba sendo queimado e saindo do tubo de escapamento - é daí que vem a assinatura da diesel preta. Isso não é necessariamente uma coisa ruim, pois esse combustível ajuda a transportar o calor para fora do cilindro; mas, uma vez esgotado o combustível, o calor e a pressão no fluxo de escape criam um efeito de pós-combustão, que atinge o EGT. Um motor a gás faz exatamente o oposto: como o oxigênio é o motor a gás que limita o reagente, o oxigênio extra no cilindro (uma mistura enxuta) permitirá um evento de combustão mais completo, o que eleva o EGT. Assim, uma mistura rica aumenta o EGT em um diesel e uma mistura pobre aumenta o EGT em um motor a gás.

Contrapressão de escape

A contrapressão de escape é um dos principais fatores que contribuem para a EGT. A alta contrapressão de exaustão permitirá que os gases se acumulem dentro do coletor e do cilindro, retendo o calor interno e levando a um efeito dominó de aumento de temperatura à medida que o combustível que sai do cilindro após a combustão no coletor. A contrapressão normal do escapamento é cara, mas a adição de um turbocompressor o fará. O turbocompressor age como uma rolha no sistema, especialmente em condições de alta carga. Se você já viu imagens de vídeo de um cabeçalho turbo brilhando em vermelho ou branco em um dinamômetro, testemunhou os efeitos da contrapressão no EGT. É por isso que um tubo de cabeçalho turbo geralmente é um cabeçalho padrão.


EGT típico

Um coletor de escape de motores a diesel EGTs normalmente gira em torno de 300 a 500 graus em condições sem carga a aceleração parcial, 800 a 900 graus sob uma carga média e 1.000 a 1.200 graus sob uma carga muito pesada e com aceleração máxima. As temperaturas medidas em um ponto após o turbo normalmente ficam mais de 100 graus mais frias, dependendo da rotação e do fluxo do turbo. Um motor a gás normal funcionará da mesma forma que um diesel em condições de carga leve a média. No entanto, os EGTs podem facilmente ultrapassar 1.500 graus em aplicações com turbocompressor e desempenho.

variação

É mais provável que seja usado da mesma maneira que no caso do diesel, que é mais ou menos estável que o diesel convencional (o que ocorre, aliás, usando um sensor de oxigênio para monitorar as temperaturas dos gases de escape). A pressão do cilindro e a contrapressão de exaustão são os principais fatores que contribuem para os EGTs de motores a gás; aumentar o poder de combustão aumentando a taxa de compressão ou adicionando um turbo ou superalimentador aumentará os EGTs, especialmente se o sistema de escapamento não estiver preparado para afastar os gases.

Chevy 8,1 litros desempenho

Laura McKinney

Julho 2024

Em 2001, a General Motor introduziu um motor V-8 opcional de 8,1 litro, diponibilizando-o na verõe para erviço peado de ua caminhonete ilverado de tamanho normal e veículo utilitár...

Quanto tempo duram os pneus RAV4?

Laura McKinney

Julho 2024

O pneu que acompanham o eu novo RAV4 ão o pneu do fabricante de equipamento original (OEM). A Toyota uou vário fornecedore diferente; a quilometragem recomendada dee pneu é de 40.000 a...

Interessante