Como funcionam os motores Rotax?

Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 6 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Informaciones y consejos técnicos sobre los motores Rotax #rotaxpowerbykorridas
Vídeo: Informaciones y consejos técnicos sobre los motores Rotax #rotaxpowerbykorridas

Contente


De muitas maneiras, os motores de dois tempos exclusivos da fabricante austríaca Rotaxs são como qualquer outro sistema de dois tempos disponível; eles trabalham da mesma maneira básica, têm as mesmas partes básicas e fazem as mesmas coisas. Mas os motores Rotax são conhecidos há muito tempo por sua enorme potência em relação ao peso e deslocamento. Como a maioria das coisas austríacas e alemãs, o segredo está em sua engenharia e atenção aos detalhes.

Noções básicas de dois tempos

Um motor de dois tempos usando o pistão para cobrir e descobrir as entradas e saídas de escape nas paredes do cilindro, em vez de depender de uma árvore de cames e de válvulas como um motor de quatro tempos. Começando no topo do curso do pistão, uma explosão de ar e combustível empurra o pistão para baixo. À medida que o pistão desce, ele descobre a porta de escape, que libera gases de escape do cilindro. Em seguida, o pistão descobre a porta de entrada - lado oposto do cilindro - e permite que ar fresco e combustível entrem no cilindro. A inércia de escape dos gases de escape suga o ar e o combustível através da porta de entrada. A inércia aciona o pistão de volta, cobrindo as duas portas e comprimindo a mistura ar-combustível contra a cabeça do cilindro. A vela acende essa mistura e o ciclo recomeça.


A Abordagem Básica

Os motores Rotax são conhecidos por sua confiabilidade, mas a abordagem usada pelo Rotax parece ser a mais importante. Cavalos-força é uma função do torque e da rotação do motor; se você tiver mais rpm, precisará de menos torque e vice-versa. Portanto, a maneira mais fácil de aumentar a potência é acionar o motor em rotações mais altas. No mundo do kart, a Yamaha KT100S é tipicamente em torno de 16.000 rpm e os motores Leopard a cerca de 17.000 rpm. O Rotax BRP equivalente faz com que o mesmo ou mais cavalos-vapor acelere para 13.000 rpm. Isso pode parecer ruim, mas o resultado é um desgaste menos potente e uma curva de torque mais plana e útil.

A válvula de potência

De muitas maneiras, a válvula de potência dos motores Rotax é o segredo do seu sucesso. A válvula de potência funciona como um sistema VTEC em um motor a quatro tempos, alterando o tempo da válvula de admissão e escape de acordo com a rotação. Um motor de dois tempos não usa válvulas como um motor de quatro tempos; o momento da válvula de admissão e escape é determinado pela altura e posição das portas de admissão e escape. Portanto, a única maneira de alterar o tempo é alterar o tamanho das portas. A válvula de potência Rotaxs é basicamente uma gota da abertura da porta. Com o PV na posição fechada, a porta é menor e a porta é menor, o que funciona melhor em baixas rotações. A cerca de 7.500 rpm, o PV aumenta, elevando o teto para aumentar a potência de ponta.


Conjuntos de rolo completo

A Rotax é um dos poucos fabricantes de dois tempos no mundo. As extremidades do eixo de manivela, o pino do eixo de manivela-a-haste e o pino do pistão usam rolamentos de rolos com engenharia de precisão em vez do mancal plano convencional. Os conjuntos de rolamentos de rolos são mais caros, mais complicados e mais difíceis de projetar, mas também oferecem maior resistência ao movimento, maior longevidade do motor e temperaturas mais baixas que os rolamentos chatos.A mais de 10.000 rpm, os conjuntos de rolamentos de rolos podem fazer uma enorme diferença em potência e desgaste do motor, e fazem parte do que faz com que o motor Rotax produza potência a rpm mais baixa que os motores equivalentes.

Escapamentos e tempos ajustados

Quando esgotados, o cilindro de dois tempos puxa combustível de ar através do cilindro, eles quase inevitavelmente puxam uma certa quantidade por todo o caminho através do cilindro e pela porta de escape. Um "escape ajustado" usa uma câmara de expansão, que se parece com dois cones colocados de base a base, para capturar ondas de pressão que saem do motor e devolvê-las ao motor. A uma determinada rpm, essas pressões coincidem com a carga de combustível do ar que passa pelo escapamento, empurrando-o de volta para o motor e "sobrecarregando" o motor. Novamente, a Rotax não é o único fabricante a usar tubos sintonizados, mas é um dos poucos fabricantes a usar tubos completamente fixos, que permitem o ajuste do usuário. Este é o problema do usuário final com o ajuste do escapamento, o que atrapalharia a válvula de potência e o tempo de ignição eletrônica.

Recursos e problemas

Os motores Rotax também têm uma válvula de palheta na admissão, logo após o carburador. A válvula de palheta é uma tela em forma de triângulo que atua como uma válvula, mantendo a pressão do ar no motor e avançando no carburador. Os motores Rotax também costumam usar ignições sem interrupção, capacitiva, totalmente eletrônicas provenientes do fabricante de motocicletas da Ducati. Motores Rotax, que possuem várias características diferentes, mas a válvula de potência não cria uma peculiaridade distinta na experiência de dirigir. Os motores de corrida Rotax, usados ​​em karts e motos de neve, geralmente hesitam um pouco depois de sair de uma esquina. Essa hesitação imita um problema no carburador ou na ignição, mas na verdade é o resultado do fechamento e abertura rápidos do PV. Os motoristas da Rotax precisam adotar uma maneira diferente de dirigir, em vez de apenas dirigir.

e o aquecedor do Grand Cherokee não etiver funcionando corretamente, vária coia podem er neceária. Geralmente é ério ou difícil de reolver, ma o núcleo do aquecedor...

Dede 1989, a Deltran Corporation projeta carregadore de bateria com bae em eu algoritmo uado ​​em eu ubmarino nucleare e no veículo de combate Bradley no Oriente Médio. A Deltran continua a...

Interessante Hoje