Como decodificar números VIN de 16 dígitos

Autor: Louise Ward
Data De Criação: 9 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 15 Poderia 2024
Anonim
Como decodificar números VIN de 16 dígitos - Reparo Do Carro
Como decodificar números VIN de 16 dígitos - Reparo Do Carro

Contente

O número de identificação do veículo (VIN) de um veículo é um identificador exclusivo que se diferencia de todos os outros. Os modelos de veículos mais antigos transportam VINs de 16 dígitos, enquanto os VINs mais novos são compostos por 17 dígitos / caracteres. De acordo com o Vinguard.org, a Administração Nacional de Segurança no Trânsito de Rodovias dos EUA (USDOT) atribui VINs de 17 caracteres a todos os veículos. Em 1983, a norma ISO 3779 introduziu um sistema VIN padrão para todos os fabricantes. No entanto, antes disso, o sistema não era padronizado e a criptografia VIN dependia do fabricante. O VIN contém identificadores, incluindo país de origem, fabricante, ano do modelo e tipo de veículo.


Etapa 1

Localize o VIN no veículo. Pode ser estampado na parte superior do painel (embaixo do lado do motorista), sob o para-brisa ou no painel da porta interna.

Etapa 2

Observe o primeiro dígito do código. Este dígito representa o país de origem dos veículos. Normalmente, 1 ou 4 é para os EUA, 2 é para o Canadá, 3 é para o México, J é para o Japão, S é para a Inglaterra, K é para a Coréia, W é para a Alemanha, W é para a Alemanha e Z é para a Itália.

Etapa 3

Observe o segundo dígito do código. Isso representa o fabricante do veículo. Por exemplo, se o fabricante for Ford, o personagem será F. Da mesma forma, A para Audi, B para BMW, 4 para Buick, 6 para Cadillac, 1 para Chevrolet, C para Chrysler, 7 para GM Canadá, G para General Motors , H para Honda, L para Lincoln, D para Mercedes Benz, N para Nissan, V para Volvo, T para Toyota e assim por diante.


Etapa 4

Observe o terceiro dígito. Este é o tipo do tipo de veículo ou divisão de fabricação. Cada fabricante tem sua própria maneira de usar esse campo. Por exemplo, se você estiver decodificando o VIN de um Dodge Ram, os caracteres 4, 5, 6 e 7 representam passageiro multiuso, ônibus, incompleto e caminhão, respectivamente.

Etapa 5

Observe o quarto ao oitavo dígitos. Esses dígitos / caracteres são usados ​​pelo fabricante para identificar os atributos exclusivos do veículo, como estilo de carroçaria, tipo de motor, modelo e série.

Etapa 6

Observe o nono caractere, chamado "dígito de verificação". Em vez de representar um atributo, esse caractere verifica a precisão do VIN e torna seu veículo exclusivo de todos os outros veículos desse tipo. Segundo o Vinguard.org, o VIN, o VIN, atribuiu código de valor, peso e outros fatores. Os valores são então somados e a soma é dividida por 11. O resultado é o número do dígito de verificação.


Etapa 7

Observe o 10º caractere, que identifica o ano do modelo do veículo. Por exemplo, 1988 (J), 1989 (K), 1990 (L), 1991 (M), 1992 (N), 1993 (P), 1994 (R), 1995 (S), 1996 (T), 1997 (1996). V), 1998 (W), 1999 (X), 2000 (Y), 2001 (1), 2002 (2), 2003 (3).

Observe o 11º caractere, que identifica a montadora onde o veículo foi montado. Os dígitos do 12º ao 16º são números de série usados ​​para identificar seu veículo específico. Esses dígitos são sempre numéricos e identificam a sequência da produção da linha de montagem. Por exemplo, o primeiro veículo capaz de rolar a montagem pode ser 00001, enquanto o segundo pode ser 00002 (dependendo da construção dos números de série do fabricante).

Muito pára-choque em veículo moderno ão feito de plático, não de cromo, como cotumam er uado ​​no paado. Quando o calor é aplicado a certo materiai, como o plático,...

O gás premium oferece mais potência?

Lewis Jackson

Poderia 2024

Premium, também conhecida como gaolina de 93 octana, é a gaolina mai cara da bomba. A gaolina premium não fornece mai potência, dependendo do tipo de motor automotivo em que é...

Interessante Hoje