Como construir um motor Ford 302 para um turbocompressor

Autor: John Stephens
Data De Criação: 2 Janeiro 2021
Data De Atualização: 18 Poderia 2024
Anonim
Ford 302 Complete Engine Tear Down #FairmontProject
Vídeo: Ford 302 Complete Engine Tear Down #FairmontProject

Contente


Introduzido em 1968, o 302 foi um soco na máquina do feno. Com alta compressão, cabeçotes de fluxo maciçamente altos (na forma de Boss), alta rotatividade e baixo custo, o rev-happy 302 rapidamente se tornou uma alternativa popular aos grandes blocos caros que agraciam regularmente as capas de revistas. Re-apelidado de "5.0" na década de 1980, esse motor permanece popular entre os hot rodders por sua força, versatilidade e potencial de potência. Esses motores também serão particularmente bons para turbocompressores; turbo 5.0 Os mustang tendem a dominar o ad nauseum nas classes de corrida NHRA e IHRA, onde são permitidos jogar.

Etapa 1

Comece com um bloco de motor "cam came" de 1986 ou mais antigo com pelo menos 80.000 quilômetros de extensão (referido como bloco "temperado"). Os cristais de ferro na fundição do bloco do motor são realmente bastante fracos da fábrica; o bloco precisa de alguns milhares de ciclos de calor antes que a estrutura atômica realmente cimente, e o bloco atinge sua força ideal. Se você estiver construindo um motor com mais de 450 cavalos de potência, comece com um bloco de ferro de pós-venda mais forte da World Products, Dart ou Ford SVO.


Etapa 2

Compre e instale um virabrequim de aço forjado 4340, disponível em vários fabricantes a partir de US $ 400. Quando polido e nitretado (impregnado de nitrogênio) para maior resistência, um eixo de manivela é bom para cerca de 450 cavalos de potência.

Etapa 3

Instale um conjunto de bielas em aço forjado, com viga H, se estiver gastando mais de 550 cavalos de potência. Um conjunto de peças forjadas mais baratas é bom para 450 cavalos de potência conservadores, e o conjunto mais forte de bielas é bom para cerca de 400, desde que você mantenha as RPMs abaixo de 6.500.

Etapa 4

Use um conjunto de alumínio forjado, pistões de prato 8,5: 1 e anéis de pistão de turbocompressor especiais. Instale uma cinta na parte inferior das tampas manuais do eixo de manivela, se estiver usando um bloco de material temperado.


Etapa 5

Instale um conjunto de cabeçotes Ford GT40 ou GT 40P em estoque a partir de um Explorer Mustang Gold 5.0L dos anos 90 pós-1995. Embora estejam bem fora da fábrica, considere polir e polir para extrair o máximo de fluxo de ar. Se você procura mais de 550 cavalos de potência, considere um conjunto de cabeçotes de pós-venda da Airflow Research, Edelbrock ou Ford Racing.

Adicione uma câmera Ford Racing E303 para obter uma boa marcha lenta e boa potência de ponta, uma câmera F303 para aplicações com mais de 600 cavalos de potência ou uma árvore de cames equivalente e um conjunto de válvulas de outro fabricante. Coletor de admissão superior e inferior Cobra de reposição instalado.

ponta

  • O Ford 302 possui uma arma secreta no que diz respeito à turbo-alimentação dupla. O coletor de escape é completamente simétrico, então você pode realmente usar um conjunto de cabeçalhos "baixinhos" de estoque do Mustang capotados como coletores turbo. Isso pode economizar muito dinheiro na contagem final.

Itens que você precisará

  • Conjunto completo de ferramentas manuais básicas
  • Conjunto completo de soquetes métricos e padrão
  • Ferramentas para cortar, retificar e soldar metais
  • Equipamento para fabricação e moldagem de metais
  • Chave de torque
  • Ferramentas de folga e medição

A luze do painel de intrumento no eu Jeep Cherokee ão pequena lâmpada de baixa potência que iluminam o painel de intrumento por trá. Ocaionalmente, ea luze e apagam e ão ubti...

O motore da érie Detroit Dieel ão equipado com filtro de combutível primário e ecundário. Ambo o filtro limpam o combutível ante que ele atinja o injetore de combutí...

Fascinantemente